O Papel do Designer

October 6, 2014

Design, o que mais me seduz nessa profissão, são os elos que criamos entre dois pontos, a capacidade de fazer uma ideia fluir e voar sem limites nas mentes das pessoas. Essa sensação de se sentir ligado a alguém, ficar próximo do outro, de ser ouvido é uma experiência sublime e confortante.

 

Acredito com isso que design em sua essência é comunicação, união, ou seja, é passar uma mensagem de alguém para outro alguém. Sei que não falamos com um indivíduo, mas sim para um seguimento, mas se pensarmos nas personas, estaremos sim falando para uma pessoa, mesmo que ela for uma representação de um todo.

 

Considerando que somos responsáveis por tudo aquilo que falamos e fazemos, sem querer com isso dizer que não possamos errar ou mudar de opiniões, mas que nossas ações são responsabilidades nossas. Penso que essa profissão nos cobra uma responsabilidade muito grande, uma vez que nossos trabalhos comunicam à muitas pessoas, de forma direta ou indireta.

 

Responsabilidade essa que muitas vezes não assumimos como nossa, por não sermos os elaboradores das essências nas mensagens, nos pondo como meros “tradutores” de seus clientes, possibilitando que suas ideias possam impactar seus targs.

 

“Mas essas ideias não são minhas”, “só fiz um layout” ou “consumiu porque quis”, são pontos de vistas que a princípio possam tirar as responsabilidades sobre o que falamos, comunicamos e induzirmos uma pessoa a fazer, mas ao meu ver não, nada disso justifica ou minimiza nossa participação.

 

Não estou aqui falando que se as pessoas comprarem ou fizerem algo, não serão responsáveis por isso, da mesma forma, elas também têm responsabilidade sobre seus atos. Mas olhando para nós designers, quando fazemos parte dessa corrente, que irá propagar uma ideia, o elo que nos tornamos também é parte dessa mensagem.

 

Essa reflexão me leva a dois pontos, o primeiro é que preciso pensar bem para quem trabalho e o que falo com os meus projetos. Já a segunda é sempre saber o que estou falando, o porquê das mensagens, se elas são relevantes nesse trabalho. Com isso poderei dimensionar o que comunico e compreender de onde veem as mensagens.

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload